18
out
10

Ou controlo minha ansiedade, ou fico sem dentes

Ou dou um jeito de controlar minha ansiedade ou o que quer que seja, ou vou ficar sem dentes até o fim do ano. Sofro de bruxismo e todas as manhãs acordo me sentindo como se tivesse mascado chiclete por horas. Desconforto nos dentes e dor de cabeça.  E o pior não é isso. Vez em quando me pego pressionando os dentes durante o dia também, enquanto executo algumas atividades.

Pra quem não sabe, bruxismo é o habito de apertar ou ranger os dentes. Este comportamento involuntário costuma se manifestar em pacientes com quadros de ansiedade, depressão e durante algumas doenças como Parkinson. Segundo especialistas, o bruxismo é causado predominantemente pelo estresse. O problema, associado a respostas emocionais, ativa o sistema nervoso que aciona uma atividade muscular intensa na face, para preservar danos à saúde de outros órgãos como o estômago, por exemplo. Assim,  a tensão é descarregada na atividade mastigatória.

Outro motivo, pode ser problemas no encaixe dos dentes. Mas esse não é o meu caso. Meu problema é o controle ou a falta dele. Essa minha certa falta de controle emocional prejudica meu estômago também. Desde pequena, crises de vômito me mostram que tem algo desequilibrado em mim. E hoje tenho gastrite. Amenizo os efeitos controlando um pouco o que como e tentando respirar fundo e pensar em outras coisas quando algo me encomoda.

Bah, mas que guria complicada, cheia das coisas, né? Pode até ser, mas penso que cada pessoa canaliza seus “poréns” de formas diferentes. E pra mim, a mais comum é o bruxismo.

Mas dá pra minimizar isso. O uso da placa de mordida ou placa miorelaxante, é uma maneira de proporcionar um espaçamento forçado entre a maxila e mandíbula. O músculo relaxa e a dor alivia. Estou pensando seriamente em adquirir uma.

Anúncios

1 Response to “Ou controlo minha ansiedade, ou fico sem dentes”


  1. 1 Danielle
    27 de outubro de 2010 às 17:42

    Oi Camila. Foi bom ter lido esta mensagem. Tenho percebido que o mesmo está ocorrendo comigo, acordo com o maxilar doendo, sinto que dormi pressionando os dentes; e durante o dia me pego rangendo os dentes; acredito ser stress, ansiedade. Estou estudando para concurso e estou ansiosa demais, também tenho gastrite, não sei se uma coisa tem a ver com outra. De qualquer maneira vou procurar ajuda. Obrigada e melhoras pra vc tb.
    Beijos Dany


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: