08
abr
13

Carreiras de cancha reta

O texto a seguir do meu pai, Paulo Ricardo Diesel.

Assim que chegamos sentei-me de baixo do alambrado e fiquei olhando para as patas dos cavalos que lá longe vinham correndo. Meu avô, de pé ao lado dos seus amigos, berrava na torcida do pangaré no qual apostara.

Era uma corrida de cancha reta, muito comum naquela época. Os cavalos corriam, os homens gritavam e a gurizada que acompanhava seus pais, avós, irmãos, sentados na terra vermelha ficava empoeirada pelo pó que era levantado. Domingo a tarde diferente, contagiante, empolgante, envolvente.

Não tinha Faustão, não tinha futebol às 4 da tarde, não tinha Fantástico ou Silvio Santos ou Gugu.

Eram domingos. E que domingos!!! Mas como todo domingo tinha que ter uma confusão, pois como os pais, após o almoço, dormiam, meu avô convidou-me para a “carreira” e não conseguimos avisá-los o que fez com que revirassem toda vizinhança a minha procura, a procura do Paulinho que com a experiência dos seus 4 anos, sumira e ninguém vira, ninguém notara.

À noitinha, quando o sol já se punha no horizonte e os últimos raios ainda apontavam ao infinito, chegamos felizes, sorridentes, empoeirados e a “vara de marmelo” esperava-me sobre uma cadeira da cozinha e foi habilmente usada pelo pai para mais uma lição que aprendi naquele dia. Meu avô nem pode defender-me, mas também não era necessário pois depois daquele dia todas as saídas eram comunicadas.

Nosso cérebro é incrível, sei lá quantos “giga” tem esta memória, mas a história relatada veio-me a mente ontem quando passei pelo pacato bairro “Boa Vista”, em Teutônia/RS onde nos 60/70 aconteciam fatos que contribuíram para o crescimento e desenvolvimento meu e de toda gurizada.

0 Responses to “Carreiras de cancha reta”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

